Governança

As melhores práticas de governança transformam princípios em atitudes. Por isso, o Movimento Nacional ODS Rio Grande do Sul adota três princípios das melhores práticas de governança:

  1. Equidade: tratamento igualitário entre todos os signatários e demais partes interessadas;
  2. Transparência: é algo imprescindível para criar confiança interna e externa. É o autêntico desejo de informar fatos positivos ou negativos, sem restrições;
  3. Responsabilidade: zelamos pela sustentabilidade do Movimento, visando a longevidade e incorporando definições de ordens econômica, social e ambiental.

Estrutura de Gestão

O Movimento Nacional ODS Rio Grande do Sul adota o modelo de gestão horizontal em sua tomada de decisão, atuando de forma descentralizada, democrática e participativa.

O princípio básico da gestão horizontal é sua estruturação dividida entre os membros do grupo, de forma mais participativa e sem relação de poder. Oposto da gestão vertical ou hierárquica, no modelo horizontal as decisões são tomadas em conjunto e todos são
partes responsáveis.

Por isso, os voluntários que compõem a Coordenação Estadual e dos Comitês Locais são incentivados a expressar sua opinião e tomar parte dos processos decisórios.

O mesmo acontece nas reuniões e assembleias com a participação dos signatários.

As instâncias de decisão no Movimento são:

  • Assembleia Geral – formada por todos os signatários do Movimento Nacional ODS Rio Grande do Sul
  • Coordenação Estadual – Eleita em Assembleia Geral, representa o Movimento ODS Rio Grande do Sul em âmbito estadual e nacional
  • Comitês Locais – composto pelos signatários de uma determinada região, sua coordenação representa localmente a Coordenação Estadual.